top of page
CJ.jpg

“A sua visão tornar-se-á clara
Apenas quando olhar para dentro do seu coração.

Quem olha para fora sonha,
Quem olha para dentro desperta”
                                      Carl Jung

A Psicoterapia tem sempre por base uma corrente teórica onde o Profissional assenta o seu conhecimento e a sua experiência vivencial do seu próprio processo Psicoterapêutico.

A Psicologia Analítica, a Psicologia Profunda de Carl Jung, é base de qualquer intervenção que realizo. A Análise Junguiana é, sem dúvida para mim, o processo psicoterapêutico que procura ajudar a pessoa a encontrar a sua ALMA, processo natural de crescimento em direção à inteireza da personalidade a que Carl Jung chamou Processo de Individuação. Este processo não só ajuda a resolver dificuldades de personalidade (vulgarmente chamadas de sintomas) mas sobretudo procura enquadrá-los dando um SENTIDO à vida da pessoa, estabelecendo uma ponte entre o consciente e o inconsciente.

A Análise Junguiana propõe ao indivíduo um profundo mergulho no seu mundo interior, que vai muito além das suas dificuldades (sintomas). Procura ir à sua tristeza, à sua agressividade, aos seus medos, suas angústias, obsessões, tensões, às suas fantasias, sonhos e questões existenciais tais como o sentido da vida ou o dom com que nascemos.

Na Análise Junguiana a expressão verbal é associada a várias técnicas expressivas não verbais tais como a análise de sonhos, os desenhos/ plasticina/ barro, a caixa de areia, a imaginação activa. Todas estas técnicas favorecem a elaboração das experiências vividas pela pessoa, em particular das suas dificuldades e conflitos internos.

Estas técnicas têm em comum a utilização do mundo simbólico para aceder ao mundo inconsciente.

bottom of page